Skip to main content

O Brasil conta com um plantel de 5,7 milhões de equinos. Esses animais são destinados, principalmente, à lida nas fazendas de bovinos, para lazer e competições. Em comum, essas atividades exigem boas condições físicas. “O criador conhece muito bem sua tropa e sabe que precisa atender às necessidades nutricionais dos animais, oferecendo os nutrientes necessários para o melhor desempenho. A atenção deve envolver cuidados com os cascos, pelos e musculatura”, explica Evandro de Oliveira, gerente de produtos da Vetoquinol Saúde Animal.

Importante parte do desenvolvimento físico dos cavalos ocorre no terço final da gestação, o que destaca a importância do cuidado com a nutrição de fêmeas prenhas para ter potros bem formados. Isso impacta diretamente em sua resposta à alimentação fornecida. Outro ponto de atenção: nos animais atletas, os níveis de energia e proteína fornecidos têm de ser superiores aos animais destinados ao manejo de bovinos, por exemplo.

A médica-veterinária Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal, destaca que animais comercializados em leilão também têm exigências específicas em termos de nutrição. “Cascos saudáveis, pelos brilhantes e músculos bem desenvolvidos definem a valorização nos remates. Essas características físicas sinalizam que o animal está com boa saúde. Além disso, cascos fortes e musculaturas bem desenvolvidas são ainda mais importantes para os cavalos atletas”.

Para contribuir com a saúde e ótima conformação de equinos, a Vetoquinol Saúde Animal oferece suplementos alimentares de alta qualidade e desempenho. Trata-se de Kerabol® e Myo Power Pellet, que fazem parte da Linha Equistro®, uma das mais reconhecidas do mundo pela qualidade.

“Com esse protocolo, oferecemos o necessário suporte à condição muscular, bem como para fortalecimento de cascos e beleza dos pelos. São nutrientes que agregam valor à saúde e ao bem-estar dos cavalos”, completa Júlia.