Skip to main content

O início da segunda metade do ano é marcado por muitas provas e importantes eventos equestres, com exposições nacionais das raças quarto de milha e mangalarga marchador e o Freio de Ouro dos cavalos da raça crioulo. Neste período, a atenção à saúde física dos cavalos-atletas ganha ainda mais relevância. “A partir do momento em que eles precisam ter desempenho em alto nível, com muita exigência física, surgem necessidades específicas para atender à expectativa antes das provas e alcançar plena recuperação muscular depois, visando a manutenção de sua integridade e bem-estar”, explica Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

Além do manejo sanitário e de protocolos com treinamentos direcionados para cada animal, o dia a dia das competições apresenta demanda natural do organismo por vitaminas, minerais e aminoácidos para complementar a dieta. “Para potencializar o que o animal metaboliza da alimentação diária, a suplementação é necessária”, recomenda a especialista.

“Há no mercado diversas inovações que trabalham em frentes distintas, fortalecendo ou recuperando a musculatura para o desempenho/reabilitação após as competições, potencializando a disposição do animal na preparação ou no pós-prova, atuando no fornecimento de nutrientes vitais para obtenção de resultados desportivos ou gerando muita energia para que o cavalo não só explore seu potencial físico nos campeonatos, como também sinta menos impactos pelas perdas durante a atividade”, detalha Júlia Izoldi.

As diferentes soluções nutricionais têm na formulação importantes minerais, vitaminas e aminoácidos. Porém, ao combiná-los em um único protocolo para cada ocasião, o animal experimenta o que há de melhor em termos de desempenho, disposição e recuperação. Para ajudar nesse processo, a Vetoquinol oferece a linha Equistro®.

Em termos de protocolo para competição, alguns produtos se destacam quanto à recuperação e obtenção de alto desempenho, como Myo Power Pellet®, Haemolytan® e Energy Booster®, e Excell E®.

O Myo Power Pellet®, por exemplo, possibilita fornecer aos animais proteínas de rápida absorção, 18 tipos de aminoácidos (incluindo L-leucina, L-lisina e L-metionina), oligoelementos, minerais, selênio orgânico, vitamina E, magnésio e vitaminas do complexo B. “Assim, é possível limitar o estresse oxidativo celular, melhorar o uso de energia das células e proporcionar melhoria significativa do relaxamento muscular, colaborando para o melhor desempenho, cuidando, acima de tudo, da saúde e do bem-estar após as competições”, completa a coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol Saúde Animal.